Abrindo...

Proposta Pedagógica

A Educação Infantil do Colégio Franciscano Sagrada Família propõe uma educação direcionada para  a formação do espírito crítico, investigador, para a posse do sentido do que se estuda, onde estudar é uma atitude participativa frente ao mundo.

Nosso compromisso é oferecer uma  educação infantil que proporcione às crianças condições para as  aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas  intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos. É importante ressaltar, porém, que essas aprendizagens, de natureza diversa, ocorrem de maneira integrada no processo de desenvolvimento infantil.

Em nossa proposta educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e  aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis.

O Cuidar

Para nós cuidar é parte integrante  da educação, exigindo conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades.

Entendemos que o desenvolvimento integral ocorre também através das atitudes e procedimentos de cuidado envolvendo a dimensão afetiva, os aspectos biológicos do corpo, a qualidade da alimentação e da saúde.

O Brincar

A brincadeira favorece a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos. Essas significações atribuídas ao brincar transformam-no em um espaço singular de constituição infantil.

Acreditamos que, pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, as crianças podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhe são importantes e significativos. Propiciando a brincadeira, portanto, criamos  um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos.

Aprender em situações orientadas

Nossa prática pedagógica desenvolve-se no sentido de  favorecer às crianças, em situações de interação social ou sozinhas, ampliar suas capacidades de apropriação dos conceitos, dos códigos sociais e das diferentes linguagens, por meio da expressão e comunicação de sentimentos e ideias, da experimentação, da reflexão, da elaboração de perguntas e respostas, da construção de objetos e brinquedos.

Continuamente mobilizamos recursos para mediar interações entre as crianças e os objetos de conhecimento, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens que articulem estes  recursos e as  capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, ampliando e reorganizando  seus conhecimentos prévios e os  conteúdos referentes aos diferentes campos de conhecimento  humano.

Nossa Escola busca ser um ambiente dinâmico e desafiador e conta com a família, verdadeiro suporte e base para ampliar cada vez mais os conhecimentos e capacidades do aluno.

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial static_page

Notícias por E-mail

Notícias Populares

ADS